Gilmar França

Gilmar França
A serviço da categoria!

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Ato público divulga em Pelotas campanha para investimento na saúde


A campanha Saúde, Rio Grande. Cumpra-se a lei, lançada em Porto Alegre, teve o primeiro ato público na tarde desta terça-feira (10) em Pelotas. O movimento estadual que passará por Passo Fundo, Alegrete, Santa Maria, Caxias e terminará em Porto Alegre, no dia 29 de junho, tem por objetivo apresentar o movimento e dialogar com a sociedade sobre a questão da Saúde no Estado.
Por: Fernanda Franco
A Saúde, Rio Grande pretende arrecadar em todo o Rio Grande do Sul, até o final de junho, um milhão de assinaturas que serão entregues ao governador Tarso Genro (PT). Para isso, os representantes da campanha contam com a participação dos gaúchos nos abaixo-assinados que circularão pelo Estado até a terceira semana de junho. Em Pelotas, listas para assinatura estarão disponíveis em hospitais, na prefeitura e na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
No ano de 2011, foram aplicados na saúde 5,5% e para o ano de 2012, o governo projeta aplicar 7%. Mas, de acordo com a Lei Complementar 141, pelo menos 12% da receita líquida dos estados devem ser destinados à área.
Conforme o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde no Estado do Rio Grande do Sul (Sindisaúde-RS), Gilmar França, os baixos salários e as péssimas condições de trabalho fazem com que muitos trabalhadores da saúde abandonem os empregos. Outro problema recorrente na área se refere aos afastamentos que, conforme França, atingem o percentual de 30%. Esses e outros fatores colaboram para a situação de defasagem na saúde em todo país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário