Gilmar França

Gilmar França
A serviço da categoria!

sábado, 11 de dezembro de 2010

ULBRA NEGOCIA PARA PAGAR RECISÕES DO HOSPITAL UNIVERSITARIO

Com a definição do Sistema Mãe de Deus como novo gestor do Hospital Universitário da Ulbra, a reitoria dedica sua atenção ao planejamento da rescisão dos cerca de 700 funcionários da unidade. Estimado em R$ 20 milhões, o custeio dos direitos trabalhistas depende da liberação de valores bloqueados da universidade, o que vem sendo negociado com a Advocacia-Geral da União e Justiça Federal de Canoas.

Até o momento, a folha de pagamento do HU representa um déficit mensal de R$ 1,8 milhão no orçamento da Ulbra, segundo o reitor Marcos Ziemer. Ele comenta que a cessão da casa de saúde ao Município, pelo período de cinco anos (prazo em que será administrado pelo Mãe de Deus), é uma das etapas do plano de reestruturação da instituição de ensino, que busca atingir o equilíbrio em 2011. "Resolvido o HU e os hospitais de Porto Alegre, estará saneado o fluxo de caixa da universidade", afirma. O prefeito Jairo Jorge salienta que com a ativação de novas áreas para ampliação do atendimento a partir de 1º de janeiro de 2011, a unidade deva requerer o preenchimento de 1 mil postos de trabalho.

Aproveitamento em estudo

De acordo com o diretor superintendente do Sistema Mãe de Deus, Cláudio Seferin, a contratação dos atuais servidores do HU é uma "questão delicada". Apesar de prever a geração de emprego maior com a abertura de novas áreas, no período inicial deverá manter um quadro mais enxuto. "Tenho respeito ao corpo funcional, mas será necessário conhecer perfil dos funcionários e onde estão distribuídos. Vamos aproveitar, se não a totalidade, grande parte", adianta.

"Ganho para estudantes"

Reafirmando o foco da Ulbra em educação, o reitor Marcos Ziemer comenta que a base do contrato de cessão do HU à Prefeitura busca garantir a formação de alunos da área de saúde, com exclusividade aos da universidade, dentro da unidade. "Será um ganho para os estudantes o hospital funcionando a pleno", avalia, diante das especialidades de alta complexidade que serão ativadas pelo Sistema Mãe de Deus.

Também interessado em garantir excelência de ensino, o prefeito Jairo Jorge revelou que tanto o Mãe de Deus, quanto a Santa Casa de Misericórdia, que também disputava a gestão do HU, destacou a importância estratégica dos estudantes em contribuir com o quadro do hospital.

Unidades da Capital

Embora a União tenha assumido os dois hospitais da Ulbra em Porto Alegre, Independência e Luterano, ainda há pontos a serem definidos quanto à utilização destas unidades. Segundo o juiz federal Guilherme Pinho Machado, uma reunião com a Fazenda Nacional determinará como será a responsabilidade do Hospital de Clínica na gestão do Luterano.

Já em relação ao Independência, apesar dos apontamentos indicarem que o Grupo Conceição administrará a casa de saúde, não há nenhuma tratativa oficial em andamento junto à Justiça Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário