Gilmar França

Gilmar França
A serviço da categoria!

quinta-feira, 29 de julho de 2010

No Sul Fluminense, um sindicalismo diferente


O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde Sul Fluminense (SESF) é diferente. Para conquistar os seus seis mil associados de uma base de dez mil, fez um trabalho de fora para dentro, atendendo a comunidade e, assim, conquistou a categoria. Ao visitar a FEESSERS no último dia 23 de julho, após reunião de diretoria, sua presidente, Regina Dalva Sareta Medeiros, afirmou que o principal objetivo da entidade, além de defender os interesses dos trabalhadores, é o combate ao desemprego e à fome.

O projeto Conte Comigo é um exemplo disso. “O Sindicato consegue o espaço com outras entidades da comunidade e leva professor e material para ministrar aulas a pessoas ociosas de mais de 40 anos e jovens que tenham abandonado os estudos.” Aulas de jardinagem, pintura em tela, textura de parede e cozinha alternativa, recuperação de móveis – cuja venda, depois de transformados reverte em recursos para os alunos -, estão entre os cursos ministrados, além de administração do lar.

Tudo, ensina Regina, com parcerias, “que são a nossa principal ferramenta, mas o enfoque não é só o de ensinar a pescar, mas o de ensinar a procurar a vara,” observa a dirigente, acrescentando que, por isso, o SESF também promove aulas e palestras de marketing pessoal com noções de ética, ‘não só profissional, mas para a vida.’

O Pró-Nascer ajuda adolescentes e jovens grávidas que trabalham com uma máquina de fazer fraldas doada pela Johnson’s, cuja produção sustenta 30 pessoas. Também existe um projeto de coleta de lixo seco para reciclagem nas ruas, para o qual as empresas de Volta Redonda também contribuem.

“A responsabilidade social não é só do patrão,” defende a presidente do SESF. Dessa maneira, também foi criado o Programa de Desemprego Fome (Prodef), que distribui cerca de 200 cestas básicas aos trabalhadores em saúde desempregados. Assim como o Banco de Empregos para o qual são destinadas 50% das vagas da saúde de cada empresa. “Emprego é o que de mais importante o Sindicato pode oferecer”, enfatiza Regina Medeiros.

Ela também conta que a gestão que dirige a entidade desde a sua fundação, em 16/01/2007, conseguiu negociar um seguro de vida em grupo com a patronal de R$ 25 mil. Também levou o curso de Limpeza e Desinfecção Hospitalar (LDH) para a base do SESF, fazendo com que os auxiliares de limpeza capacitados só precisem competir com outros colegas capacitados, restringindo a competição.

Outro grande avanço, segundo a dirigente, foi o de que todo funcionário admitido pelas empresas é encaminhado ao Sindicato para uma visita, onde vai conhecer suas instalações e os benefícios por ele oferecidos.

Regina contou ainda que entre os 20 diretores do SESF só ela é licenciada. A entidade tem uma abrangência sobre 22 municípios, entre eles Angra dos Reis, Barra do Piraí, Barra Mansa, Engenheiro Paulo de Frontin, Itatiaia, Mendes, Miguel Pereira, Parati, Piraí, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Valença, Vassouras e Volta Redonda – esta última sede do sindicato.

Regina Medeiros foi recebida na FEESSERS pelo presidente, Milton Kempfer; secretário-geral, Émerson Pacheco; diretor de finanças, Carlos Webber dos Santos; diretor do Conselho Fiscal, José Paulo da Silva, e pelo diretor jurídico do SINDISAÚDE-RS, Gilmar França.

Rosa Pitsch (MTb-5015)

Nenhum comentário:

Postar um comentário