Gilmar França

Gilmar França
A serviço da categoria!

quinta-feira, 10 de maio de 2012

EMERGÊNCIAS DA CAPITAL ENFRENTAM ATÉ 300% DE LOTAÇÃO NESTA MANHÃ

As emergências dos principais hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) enfrentam mais um dia complicado em Porto Alegre. Pelo menos quatro estão com superlotação nesta manhã. A situação mais crítica é no Hospital de Clínicas, onde 148 pacientes ocupam a emergência, que tem capacidade para 49 pessoas. Esse é o único hospital que também está com superlotação na emergência pedriátrica — 12 crianças estão em atendimento no local, que tem capacidade de 9 leitos.

De acordo com a assessoria de imprensa da instituição, a lotação se deve ao perfil da maioria dos pacientes, formado por pessoas com doenças crônicas e que, com frequencia, precisam de serviços médicos. Os hospitais Conceição e São Lucas da PUCRS operam com quase o triplo da capacidade.

Já o Santa Clara e o Don Vicente Scherer, ambos do Complexo Santa Casa, recebem quase o dobro de pacientes que a sua capacidade permite e estão com restrição no atendimento, recebendo somente casos graves.

 De acordo com o chefe das emergências adultas do Complexo Hospitalar Santa Casa, Leonardo Fernandez, a lotação não é causada por fatores sazonais e, sim, por uma situação de extrema carência de vagas e serviços na rede médica. — O que existia antes, de hospitais lotados apenas no inverno, não existe mais, falando-se de pacientes adultos. Agora fica lotado o tempo todo, com qualquer clima, por que a saúde pública está sobrecarregada de demanda e com um investimento miserável — alerta. ZERO HORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário