Gilmar França

Gilmar França
A serviço da categoria!

domingo, 5 de julho de 2009

REDUZIR A JORNADA : GERAR + EMPREGOS


A redução da jornada de trabalho é uma reivindicação histórica do movimento sindical brasileiro. Deste o inicio da industrialização em que se trabalhava muitas vezes 14 horas diarias os sindicatos mobilizam os trabalhadores e suas forças sociais contra a exploração absurda que subjulgava homens, mulheres e até crianças ás regras perversas do capitalismo.

Foram necessárias muitas e muitas greves para se conquistar a regulamentação do trabalho feminino e infantil e a redução gradual, embora tremendamente lente e timida da jornada de trabalho. Isto porque históricamente dois empecilhos se mobilizam contra qualquer melhoria das condições de trabalho e de vida dos trabalhadores:

O primeiro deles é representado pelos patrões que sempre previlegiaram a intensificação da jornada, mesmo quanto o avanço tecnológico permite o aumento da produtividade sem precedentes, em tempo reduzido. A resistencia da classe patronal se ampara na facilidade de burlar as regras legais e impor horas extras e outros mecanismos de superexploração como o famigerado "BANCO DE HORAS", possibilitada pela fragilização deliberada da nossa CLT.

E preciso que o governo LULA pricipalmente ele que conhece como muito bem o mundo do trabalho cobre de seu governo a coragem e dignidade necessária. E, sobre tudo, assumir as atribuição dos cargos políticos não como uma fonte de poderes individuais de pequenos grupos, mas como única possibilidade de tirar nosso país do atraso econômico e cultural, que advém da política neoliberal adotada pricipalmente pelo sociologo demagogo FHC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário