Gilmar França

Gilmar França
A serviço da categoria!

sábado, 6 de junho de 2009

CUMPRIMENTO DE METAS INTENSIFICA O PROBLEMA

O cumprimento de metas estimula a concorência no ambiente de trabalho e, como consequência, aumenta os casos de assédio moral.

Também contribui para disseminação da prática as fusões e aquisições. Pessoas que não conseguem cumprir o que foi estabelecido, muitas vezes, são submetidas a cobranças exessivas e á exposição perante a equipe. A chamada "reunião de estímulo" acaba virando um circo onde quem ficou aquém do estabelecido tem que pagar prendas.

O caráter de humilhação é um traço que se faz presente no assédio moral, e a repetição e a intensidade do ato é que configuram a prática. Embora não haja dados oficiais, na prática o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região tem registrado um incremento grande nesse tipo de caso. Os relatos que chegam aos juízes apresentam um certo padrão de sintomas da vítima. Os assediados normalmente desenvolvem doenças psicossomáticas, como dores de estômago, dores musculares, emagrecimento ou ganho de peso, tremores, depressão e estresse pós-trau- mático."Pode levar o trabalhador ao suícidio", alerta a desembargadora federal do trabalho Beatriz Renck.

Mas não e é essa a única estatística a engrossar os numeros. As denúncias são cada vez mais freuqentes, mesmo em se tratando de uma violência mais sutil e não declarada. "As pessoas podem demorar tempo para se dar conta, mas estão mais informadas a respeito e, co isso, buscam seus direitos".

Conforme a desembargadora federal do trabalho Beatriz Renck
"PRECISA FICAR CLARO PARA AS ORGANIZAÇÕES QUE ELAS CONTAM COM A FORÇA DE TRABALHO, E NÂO COM A PERSONALIDDE E A INTIMIDA E DOS TRABALHADORES".
(FONTE: JC EMPRESAS & NEGÓCIOS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário