Esta não é uma posse É “a posse” disse o presidente da FEESSERS, Milton Kempfer, ao iniciar seu discurso. Kempfer lembrou que, ao ser procurado pelo enfermeiro Ricardo Rivero, que então buscava apoio para registrar a Chapa 2, disse-lhe que se preocupasse em inscrever a mesma, “o resto deixa com a gente”. Afirmou que a Federação aposta integralmente na nova direção do Conselho, pois, saneado, além de fiscalizar a atuação dos profissionais ele também trabalhará em defesa da saúde e da sociedade.
“A saúde também é feita pelos auxiliares e técnicos de enfermagem, pelo pessoal do almoxarifado, lavanderia, enfim por todos que trabalham num hospital, não só pelos médicos. Tenho orgulho de estar aqui neste momento, pois ele retrata uma vitória de todos os trabalhadores da saúde,” enfatizou, arrancando vivas e aplausos da numerosa plateia que assistia a posse da nova gestão do COREN-RS no dia 07/05, no auditório Dante Barone na Assembléia Legislativa.
O presidente do SINDISAÚDE-RS, Gilmar França, lembrou a luta que o Sindicato e a FEESSERS empreenderam ao longo de muitos anos pela intervenção no Conselho. “No voto popular, conseguimos alcançar a vitória. Inúmeras pessoas sonharam com este momento e queria aproveitar a oportunidade para agradecer a todos os trabalhadores da saúde que acreditaram que era possível mudar”, afirmou.
Ele citou, entre os presentes, os SINDISAÚDES representados por mais de duas dezenas de dirigentes e trabalhadores filiados que estavam em Porto Alegre para outro ato de posse, o da nova direção da FEESSERS, momentos antes na sede da entidade.
Em seu discurso de posse, Ricardo Rivero disse que a nova gestão pretende atuar não só na fiscalização e na orientação, mas também na defesa da categoria. Segundo ele, “com a parceria das entidades representativas da classe, somada a uma forte articulação com os poderes Legislativo e Executivo, “queremos criar as condições favoráveis para aprovar o Projeto de Lei 2295 de 2000 que regulamenta às 30 horas e que o Projeto de Lei 4924 de 2009, que institui o Piso Salarial, tramite com mais celeridade na Câmara Federal e saia do papel”.
Rivero chamou atenção para a necessidade de as entidades representativas como COFEN, FEESSERS, SINDISAÚDES, Sindicato dos Enfermeiros, ABEN e Federação Nacional dos Enfermeiros trabalharem unidas na luta por condições mais justas para o exercício da profissão.
A posse do COREN contou com a presença da presidenta do Conselho Federal de Enfermagem, Márcia Krempel, do presidente da Junta Governativa e do vice-presidente do COFEN, Osvaldo Albuquerque Sousa Filho, além de outras autoridades.
FONTE:FEDERAÇÂO DOS TRABALHADORES SAÚDE DO RIO GRANDE DO SUL
Rosa Pitsch (MTb-5015)