O SINDISAÚDE-RS e demais sindicatos ligados a área da saúde, enviarão um documento oficial à administração do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) requerendo o cumprimento da lei n° 12.353, de 28 de dezembro de 2010, que assegura o direito dos trabalhadores a elegerem um representante no Conselho de Administração da entidade.
“A determinação é importante porque dará aos trabalhadores a oportunidade de conhecer, mas, principalmente, participar da gestão do hospital. A pessoa escolhida será os olhos e os ouvidos de toda a categoria”, afirma Gilmar França, presidente do SINDISAÚDE-RS.
De acordo com a legislação, o representante será escolhido por meio de uma eleição organizada pela empresa em conjunto com as entidades sindicais. Além disso, o trabalhador eleito não poderá participar de discussões ou deliberações que envolvam relações com sindicatos, remuneração, benefícios e vantagens.
Mesa de negociações
No documento também será solicitado que seja instalada a mesa de negociações do Sistema Único de Saúde (SUS) do HCPA. “Essa é uma reivindicação antiga do Sindicato. Queremos poder participar da construção conjunta de um plano de trabalho, a exemplo do que ocorre no Grupo Hospitalar Conceição (GHC)”, esclarece França.
A discussão de criação do documento foi realizada no dia 28 de janeiro durante uma reunião entre a direção do SINDISAÚDE-RS e representantes das seguintes categorias: psicólogos, nutricionistas, biólogos, enfermeiros, assistentes sociais, farmacêuticos e técnicos científicos.
Graziele Corrêa – MTb 14.890
Nenhum comentário:
Postar um comentário