|
Ocupar todos os espaços possíveis para ampliar a mobilização pela jornada de 30 horas de trabalho. Este foi o principal encaminhamento da reunião da Frente Parlamentar Gaúcha em Defesa da Enfermagem, desta segunda-feira, dia 13/08.
Dentro da estratégia, além dos seis atos regionais de mobilização regional, a Frente da Enfermagem vai buscar uma audiência com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para discutir a viabilidade da aprovação do Projeto de Lei 2295, que institui a jornada de 30 horas.
No encontro, que lotou o Plenarinho da Assembléia Legislativa, em Porto Alegre, só compareceram dois deputados federais dos 31 que compõem a bancada gaúcha e nenhum dos três senadores gaúchos, apesar de todos terem sido convidados.
O deputado federal José Stédile (PSB) se comprometeu de, nesta semana, encaminhar requerimento solicitando a audiência de uma comitiva gaúcha com Padilha. “90% dos parlamentares federais são favoráveis ao regime de 30 horas. Mas o projeto não vai à votação porque existem interesses contrários, que não são colocados publicamente”, afirmou. O deputado federal Vicente Selistre (PSB), também se comprometeu em buscar à audiência.
Da mesa, dirigindo-se ao público, o diretor-presidente da FEESSERS, Milton kempfer, fez uma forte cobrança aos parlamentares federais gaúchos que, segundo ele, publicamente se declaram favoráveis ao PL 2295, mas nada fazem para que ele vá à votação. “Isto me lembra a questão da Emenda Constitucional 29. Não se encontrou um parlamentar contrário, mas eles retiraram a obrigatoriedade do cumprimento dos 10% por parte do governo federal”, observou. Milton disse que alguns até usam a categoria para suas pretensões eleitorais: “existe até uma proposta de um deputado, fixando um piso nacional de R$ 3 mil para os técnicos de enfermagem”.
Para o presidente do SINDISAÚDE-RS, Gilmar França, existem muitos interesses contrários ao PL 2295. “Alguns chegam até a tentar dividir a categoria, tentando jogar enfermeiros, técnicos e auxiliares, uns contra os outros. Não vamos aceitar isto. Agora é hora de dobrar os deputados para votarem a redução de jornada” enfatizou.
O coordenador da Frente Parlamentar, deputado Valdeci Oliveira (PT), anunciou na reunião que, a partir desta terça-feira (14), começam a operar contas no Twitter e no Facebook, que vão pautar a mobilização. “As redes sociais vão unificar nossas ações e massificar nossa mobilização”, disse Valdeci. PT)
O presidente do SINDISAÚDE de Lajeado e Vale do Taquari, Roberto de Souza, também compareceu à reunião da Frente Parlamentar Gaúcha.
Na sexta-feira, 17/08, a Frente Parlamentar da Enfermagem estará em Santa Maria, às 10h, na Câmara de Vereadores, no primeiro ato regional de mobilização pelas 30 horas. Passo Fundo sediará o segundo encontro no dia 31, também na Câmara Municipal às 10h.
Rosa Pitsch (MTb-5015)
Nenhum comentário:
Postar um comentário