Gilmar França

Gilmar França
A serviço da categoria!

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Reintegrada funcionária demitida sem justa causa do HCPA



Novamente o SINDSAÚDE-RS através de ação judicial, conseguiu reintegrar mais um funcionário que tinha sido afastado indevidamente de suas atividades. Esta já e a quarta reintegração consecutiva obtida pelo sindicato.
Desta vez, a reintegrada foi Berenice Gomes de Siqueira, auxiliar de enfermagem há sete anos no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e demitida irregularmente em dezembro de 2009. A decisão, que considerou a dispensa improcedente, assegurou o retorno da funcionária ao trabalho hoje (22).
“Desde que fui demitida, não consegui emprego em lugar nenhum”, desabafou Berenice.
De acordo com o relato da auxiliar de enfermagem, que ficou um ano e sete meses afastada, foi vítima de assédio moral tanto de colegas do setor, quanto dos seus superiores imediatos.
Uma situação vivenciada constantemente por Berenice, refere-se a intolerância religiosa. Conforme seu relato, devido a não partilhar da mesma crença que a maioria dos seus colegas de trabalho, passou a ser excluída do convívio social do grupo. Não é novidade que o tema religião seja um gerador de conflitos no Hospital de Clínicas. No ano passado, a direção da instituição teve diversas manifestações contrárias ao optar em transformar a capela em um ambiente neutro, livre da preponderância de uma religião específica.
Como tem sido acompanhado pelo sindicato, a perseguição a funcionários tornou-se uma constante prática por parte de alguns grupos, sob “vista grossa” da direção do Clínicas, já que sistematicamente essas demissões irregulares continuam ocorrendo.
Para Gilmar França, presidente do SINDISAÚDE-RS,“mesmo que a arbitrariedade impere no HCPA, o poder judiciário não tem se mostrado inerte a esses fatos ”.
Segundo Berenice,“a justiça foi feita”. E espera apenas, poder trabalhar com tranqüilidade ajudando a salvar vidas.

Evandra Jacques (Mtb-14.979)

Nenhum comentário:

Postar um comentário