A direção do Hospital Beneficência Portuguesa depositou, na tarde desta sexta-feira (10/10), os dois salários que estavam em atraso. Com isso, a greve iniciada nesta semana foi encerrada, porém, os funcionários de nível médio permanecerão em Estado de Greve até que a situação seja totalmente controlada.
A notícia de que a folha de pagamento havia sido paga foi informada ainda na tarde de hoje pela direção da instituição hospitalar ao SINDISAÚDE-RS durante uma reunião realizada no Ministério Público do Trabalho. O encontro, mediado pelo promotor Gilson Laydner, também contou com a presença do secretário municipal de saúde, Carlos Casartelli, e teve o intuito de detectar as alternativas para que a situação de crise fosse resolvida.
Gilmar França, diretor jurídico do SINDISAÚDE-RS, observou que o pagamento dos salários em atraso não é uma garantia de que a situação esteja normalizada. E, por este motivo, decidiu manter o Estado Greve entre os trabalhadores.
“O valor depositado hoje não cobre as multas e os juros das contas dos funcionários. Também sabemos que no Beneficência Portuguesa os atrasos são sistemáticos, e, além disso, há trabalhadores que já se desligaram da instituição há mais de seis meses e não receberam nada. Portanto, além da folha salarial, precisamos analisar que as leis trabalhistas não estão sendo cumpridas, o que é muito grave”, explica.
Casartelli afirmou que o município não doa verbas públicas para entidades privadas sem que haja algum tipo de prestação de serviço. ”O Beneficência Portuguesa, além de mudar a sua forma de gestão, terá que produzir para voltar a receber as verbas destinadas ao atendimento do SUS. Assim funciona o sistema de contratualização”, observa.
Na reunião, a diretoria do hospital também se comprometeu oficialmente a realizar um adiantamento de 30% da folha de pagamento de outubro no dia 27/09. O acordo foi a forma de garantir que os funcionários não voltariam ao trabalho correndo o risco de sofrer um novo atraso nos salários.
Na próxima segunda-feira (13/09), às 9h, os três novos gestores da instituição hospitalar irão se reunir com representantes da Secretária Municipal de Saúde, a fim de apresentar o Plano de Reestruturação Financeira e Administrativa. Havendo a entrega da documentação, será discutida as novas bases de contratualização.
Na mesma data, às 14h, o SINDISAÚDE-RS fará uma Assembleia Geral com os servidores da instituição hospitalar para definir os rumos do movimento trabalhista.
Graziele Corrêa - MTb 14.890