Patrocinar um debate específico para tratar sobre o tema da saúde entre os candidatos ao Governo do Estado, quando estes já estiverem legitimados para expor as necessidades do setor no Rio Grande do Sul.
Este foi o principal resultado do encontro de ontem (11/05), à tarde, entre dirigentes da Federação dos Empregados em Serviços da Saúde do Estado do RS – FEESSERS e da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do RS. “Apesar de representar 10% do PIB brasileiro e reunir dois milhões de trabalhadores no país, o setor da saúde não tem o poder político de uma montadora de automóveis, que ao ameaçar fechar e desempregar três mil operários consegue mobilizar o governo”, observou o presidente da Federação das Santas Casas, Oswaldo Balparda.
Para ele é necessário que todos os segmentos da saúde se unam a exemplo de ocasiões anteriores, como o movimento `Mais Saúde para o SUS´ de 2008, que reuniu diversas entidades em torno da defesa do Sistema Único da Saúde. “Os R$ 6,9 bilhões que faltaram no Orçamento da União de 2010, faltaram para todo mundo: hospitais, trabalhadores e população,” observou. Oswaldo sugeriu ainda que as crises sejam tratadas com antecedência e em conjunto, entre patrões e empregados, evitando que sejam tomadas medidas apenas quando um hospital esteja em vias de fechamento.
Sobre o modelo vigente da contratualização das prefeituras com os hospitais, tema levantado pelo presidente da FEESSERS, Milton Kempfer, Oswaldo disse que ele deve evoluir, pois o que antes era realizado por tarefas, agora atende pelo sistema de tabelas, o que já está ultrapassado. Na audiência, a diretoria da Federação dos Empregados formalizou convite à diretoria da federação patronal e do SINDIBERF – Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do RS para que seus dirigentes prestigiem a exposição que será montada no domingo, 12/05, no Parque Farroupilha, em comemoração ao primeiro aniversário de criação do Dia dos Trabalhadores e das Trabalhadoras em Saúde no RS.
Além de Milton Kempfer, participaram do encontro, o diretor secretário da entidade, Carlos Webber dos Santos, os presidentes do Sindisaúdes de Alegrete, Cloveci Lemos de Moraes, e de Livramento, José Paulo da Silva, além do diretor do Sindisaúde Alegrete, Inholdo Moraes.Acompanharam o presidente da Federação patronal na agenda a Irmã Lia Lauxen, do Conselho Fiscal e o diretor Raul Valandro, além do superintendente da entidade, Jairo Tessari; o diretor-executivo, Sérgio Vallim; a assessora jurídica Cristiane Paim e a secretária do SINDIBERF, Neusa Bertoldo Siqueira.
Rosa Pitsch (MTb-5015)
Nenhum comentário:
Postar um comentário